INFORME Nº 28, de 24/05/2010 – Comando Nacional de Greve

25/05/2010 at 13:33 Deixe um comentário

A GREVE É LEGAL NA ÁREA AMBIENTAL!

Estiveram presentes em Brasília no dia de hoje, integrando o Comando Nacional de Greve, representantes dos servidores do MMA, Ibama, Instituto Chico Mendes e Serviço Florestal Brasileiro das seguintes Unidades da Federação: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rondônia.

Pela manhã foi realizado um ato em frente à sede do IBAMA, que contou com a participação dos servidores do MMA, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro e Instituto Chico Mendes, do Distrito Federal e com os representantes dos estados. Na oportunidade os servidores do licenciamento e fiscalização retornaram ao trabalho de forma organizada, cumprindo, sob protesto, a decisão do STJ.

Além do documento com o posicionamento político já aprovado na assembléia do dia 21, que será disponibilizado na página da ASIBAMA NACIONAL e ASIBAMA-DF, após sua entrega ao presidente do IBAMA amanhã, dia 25, os servidores do licenciamento e da fiscalização usarão, a partir de hoje até o final da greve, colete com palavras de ordem do movimento grevista. As imagens do ato encontram-se no Blog da greve.

De acordo com informações obtidas até o momento, já deliberaram por permanecer em greve, acompanhando a orientação do Comando Nacional, os servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes dos seguintes estados: AC, AL, AM, AP, BA, DF, ES, GO, MA, MG, PA, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SE, SP, TO e MT. Essa adesão massiva dos estados à orientação do Comando Nacional de Greve demonstra a unidade da categoria e a disposição dos servidores em continuarem na luta.

Na parte da tarde os servidores fizeram uma manifestação em frente ao Ministério do Planejamento, com o enterro simbólico do artigo 9º da Constituição Federal que trata do direito de greve. Nessa manifestação, os servidores também fizeram um protesto denominado “Cadê o meu feijão?” contra o corte do auxílio-alimentação efetuado nos contracheques dos servidores do MMA, ocasião em que foi servido um delicioso caldinho de feijão. (imagens no Blog da greve).

O Comando Nacional de Greve tomou conhecimento de um processo de contra-informação que vem sendo disseminado por meio das listas de discussão, no qual se percebe claramente a tentativa de desmobilizar, confundir e instalar a cizânia no interior do movimento grevista. O Comando Nacional de Greve reafirma que a direção do movimento está sob sua responsabilidade e que a interlocução com os servidores em greve no DF e nos estados se dará por meio dos informes diários e dos Comandos Locais/Estaduais de greve.

Ademais, enfatiza que o Comando Nacional de Greve é composto por servidores eleitos em assembléias de suas Bases/Estados; portanto, não é aceitável que pessoas sem o menor compromisso com a luta da categoria se escondam atrás de uma tela de computador para ousar ditar os rumos do movimento. Além do mais, o Comando Nacional de Greve lembra que as decisões do movimento são tomadas pelos servidores, em Assembléia Geral, instância máxima de deliberação dos trabalhadores, em votação presencial.

Por fim, o Comando Nacional de Greve informa que o Memorando Circular nº 239/10/GP-Ibama, que tenta proibir a livre manifestação e o direito de opinião dos servidores do Instituto, já está com as assessorias jurídicas das entidades para as providências cabíveis.

O Comando Nacional de Greve orienta aos Comandos Estaduais/Locais que:

– desenvolvam ações que deem visibilidade ao movimento paredista, a fim de pressionar o governo a retomar as negociações com a categoria;

– informem ao Comando Nacional a posição diária do movimento;

– informem ao Comando Nacional se foi impetrado Mandato de Segurança contra o corte de ponto por parte das entidades locais/estaduais;

– intensifiquem o convencimento dos colegas em incorporar-se à luta, que é de todos, independentemente do cargo que ocupam e do tempo de serviço;

– elaborem dossiês contendo as condições estruturais das Unidades descentralizadas, bem como da Sede do Ibama, do Instituto Chico Mendes e MMA, o mais breve possível. Os dossiês deverão ser enviados até o dia 25/05 para o Comando Nacional de Greve (greve.ambiental@gmail.com) para realização de entrega nacional no dia 26/05; e

– esclareçam os motivos da greve geral da área ambiental à população e que seja solicitado o apoio de Associações e Sindicatos de moradores das UCs e de possíveis parceiros, em busca da retomada das negociações com o governo, visando o atendimento das reivindicações.

Calendário de atividades para o Distrito Federal:

dia 25/05/2010 (terça-feira)

– às 8h: concentração na portaria do Ibama;

– 9h: participação no ato conjunto do CCBB, convocado pelo SINDSEP-DF. Concentração no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios;

– a partir das 14h: manifestação em frente ao SRH/MP (Bloco C – Esplanada dos Ministérios).

dia 26/05/2010 (quarta-feira)

– às 8h: concentração na portaria do MMA, com ato de entrega dos dossiês contendo as condições estruturais das Unidades descentralizadas do Ibama e do Instituto Chico Mendes, bem como das sedes;

– a partir das 14h: concentração em frente a sede do MMA (Bloco B – Esplanada dos Ministérios) com vigília durante a reunião na SRH/MP (Bloco C – Esplanada dos Ministérios).

dia 27/05/2010 (quinta-feira)

– Assembléia Geral conjunta dos servidores do MMA, Ibama, Instituto Chico Mendes e Serviço Florestal Brasileiro, para avaliar o movimento paredista.

PELA UNIDADE, PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO!

PELA RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES!

PELA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DE ESPECIALISTA EM MEIO AMBIENTE!

COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO IBAMA, INSTITUTO CHICO MENDES, SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO E MMA

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Greve ambiental entra no 48º dia INFORME Nº 29, de 25/05/2010 – Comando Nacional de Greve

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter GREVE VERDE

Fotos da GREVE VERDE

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 6 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: