INFORME Nº 28, de 24/05/2010 – Comando Nacional de Greve

25/05/2010 at 13:33 Deixe um comentário

A GREVE É LEGAL NA ÁREA AMBIENTAL!

Estiveram presentes em Brasília no dia de hoje, integrando o Comando Nacional de Greve, representantes dos servidores do MMA, Ibama, Instituto Chico Mendes e Serviço Florestal Brasileiro das seguintes Unidades da Federação: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rondônia.

Pela manhã foi realizado um ato em frente à sede do IBAMA, que contou com a participação dos servidores do MMA, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro e Instituto Chico Mendes, do Distrito Federal e com os representantes dos estados. Na oportunidade os servidores do licenciamento e fiscalização retornaram ao trabalho de forma organizada, cumprindo, sob protesto, a decisão do STJ.

Além do documento com o posicionamento político já aprovado na assembléia do dia 21, que será disponibilizado na página da ASIBAMA NACIONAL e ASIBAMA-DF, após sua entrega ao presidente do IBAMA amanhã, dia 25, os servidores do licenciamento e da fiscalização usarão, a partir de hoje até o final da greve, colete com palavras de ordem do movimento grevista. As imagens do ato encontram-se no Blog da greve.

De acordo com informações obtidas até o momento, já deliberaram por permanecer em greve, acompanhando a orientação do Comando Nacional, os servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes dos seguintes estados: AC, AL, AM, AP, BA, DF, ES, GO, MA, MG, PA, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SE, SP, TO e MT. Essa adesão massiva dos estados à orientação do Comando Nacional de Greve demonstra a unidade da categoria e a disposição dos servidores em continuarem na luta.

Na parte da tarde os servidores fizeram uma manifestação em frente ao Ministério do Planejamento, com o enterro simbólico do artigo 9º da Constituição Federal que trata do direito de greve. Nessa manifestação, os servidores também fizeram um protesto denominado “Cadê o meu feijão?” contra o corte do auxílio-alimentação efetuado nos contracheques dos servidores do MMA, ocasião em que foi servido um delicioso caldinho de feijão. (imagens no Blog da greve).

O Comando Nacional de Greve tomou conhecimento de um processo de contra-informação que vem sendo disseminado por meio das listas de discussão, no qual se percebe claramente a tentativa de desmobilizar, confundir e instalar a cizânia no interior do movimento grevista. O Comando Nacional de Greve reafirma que a direção do movimento está sob sua responsabilidade e que a interlocução com os servidores em greve no DF e nos estados se dará por meio dos informes diários e dos Comandos Locais/Estaduais de greve.

Ademais, enfatiza que o Comando Nacional de Greve é composto por servidores eleitos em assembléias de suas Bases/Estados; portanto, não é aceitável que pessoas sem o menor compromisso com a luta da categoria se escondam atrás de uma tela de computador para ousar ditar os rumos do movimento. Além do mais, o Comando Nacional de Greve lembra que as decisões do movimento são tomadas pelos servidores, em Assembléia Geral, instância máxima de deliberação dos trabalhadores, em votação presencial.

Por fim, o Comando Nacional de Greve informa que o Memorando Circular nº 239/10/GP-Ibama, que tenta proibir a livre manifestação e o direito de opinião dos servidores do Instituto, já está com as assessorias jurídicas das entidades para as providências cabíveis.

O Comando Nacional de Greve orienta aos Comandos Estaduais/Locais que:

– desenvolvam ações que deem visibilidade ao movimento paredista, a fim de pressionar o governo a retomar as negociações com a categoria;

– informem ao Comando Nacional a posição diária do movimento;

– informem ao Comando Nacional se foi impetrado Mandato de Segurança contra o corte de ponto por parte das entidades locais/estaduais;

– intensifiquem o convencimento dos colegas em incorporar-se à luta, que é de todos, independentemente do cargo que ocupam e do tempo de serviço;

– elaborem dossiês contendo as condições estruturais das Unidades descentralizadas, bem como da Sede do Ibama, do Instituto Chico Mendes e MMA, o mais breve possível. Os dossiês deverão ser enviados até o dia 25/05 para o Comando Nacional de Greve (greve.ambiental@gmail.com) para realização de entrega nacional no dia 26/05; e

– esclareçam os motivos da greve geral da área ambiental à população e que seja solicitado o apoio de Associações e Sindicatos de moradores das UCs e de possíveis parceiros, em busca da retomada das negociações com o governo, visando o atendimento das reivindicações.

Calendário de atividades para o Distrito Federal:

dia 25/05/2010 (terça-feira)

– às 8h: concentração na portaria do Ibama;

– 9h: participação no ato conjunto do CCBB, convocado pelo SINDSEP-DF. Concentração no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios;

– a partir das 14h: manifestação em frente ao SRH/MP (Bloco C – Esplanada dos Ministérios).

dia 26/05/2010 (quarta-feira)

– às 8h: concentração na portaria do MMA, com ato de entrega dos dossiês contendo as condições estruturais das Unidades descentralizadas do Ibama e do Instituto Chico Mendes, bem como das sedes;

– a partir das 14h: concentração em frente a sede do MMA (Bloco B – Esplanada dos Ministérios) com vigília durante a reunião na SRH/MP (Bloco C – Esplanada dos Ministérios).

dia 27/05/2010 (quinta-feira)

– Assembléia Geral conjunta dos servidores do MMA, Ibama, Instituto Chico Mendes e Serviço Florestal Brasileiro, para avaliar o movimento paredista.

PELA UNIDADE, PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO!

PELA RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES!

PELA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DE ESPECIALISTA EM MEIO AMBIENTE!

COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO IBAMA, INSTITUTO CHICO MENDES, SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO E MMA

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Greve ambiental entra no 48º dia INFORME Nº 29, de 25/05/2010 – Comando Nacional de Greve

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter GREVE VERDE

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Fotos da GREVE VERDE

Servidores reunidos em frente ao MMA

Vitória da GREVE VERDE por 5 a 3 no STJ

Vitória da GREVE VERDE por 5 a 3 no STJ

Vitória da GREVE VERDE por 5 a 3 no STJ

Mais fotos

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 6 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: