A GREVE É LEGAL NA ÁREA AMBIENTAL!

13/05/2010 at 18:33 Deixe um comentário

Duas grandes vitórias dos servidores públicos federais: pela manhã, a derrubada por unanimidade, na Comissão de Serviço Público e Trabalho, do PLP nº 549/09 que congelaria os salários por 10 anos e reduziria

Servidores celebram a legalidade da GREVE VERDE no STJ (Foto: Bruno Coutinho)

investimentos no setor público e pela tarde, a modificação da liminar, pelo Plenário da 1ª Seção do STJ, que julgava a greve dos servidores da área ambiental federal ilegal e abusiva.

Na decisão do Plenário, por cinco votos a três, a maioria dos Ministros divergiu parcialmente da posição adotada pelo relator, Ministro Benedito Gonçalves, que havia declarado a ilegalidade do movimento paredista. Com isso, os Ministros declararam a greve legal, entretanto definiram que os servidores deveriam manter os serviços essenciais em funcionamento. Na mesma decisão os Ministros entenderam que apenas as áreas de fiscalização e de licenciamento são consideradas essenciais. Em caso de descumprimento, caberá multa de R$ 100.000,00 (cem mil) para a Condsef e para a Asibama Nacional.

Durante o dia observou-se que o movimento paredista continuava crescente, com ampla divulgação na mídia e total engajamento dos servidores na implementação das atividades programadas. Os Parques Nacionais da Tijuca, Itatiaia e Serra dos Órgãos permaneceram fechados no dia de hoje, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Canastra e Parque Nacional de Brasília, que desde o início da greve se encontram fechados à visitação pública. O fechamento do Parque Nacional do Iguaçu foi amplamente divulgado pela mídia.

Nesse sentido, ressalta-se a adesão dos servidores do estado de Roraima ao movimento paredista, além da ampliação do número de servidores que decidiu entregar suas portarias de fiscalização e funções comissionadas.

Após o término do julgamento pela 1ª Seção do STJ, o Comando Nacional de Greve se reuniu com as assessorias jurídicas das Entidades representativas para avaliação e desdobramentos da decisão concedida.

Estiveram presentes à reunião de hoje do Comando Nacional de Greve, representando os servidores do Ibama, MMA, Instituto Chico Mendes e Serviço Florestal Brasileiro das seguintes Unidades da Federação: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Após debate e esclarecimentos com os advogados, o Comando Nacional de Greve chegou a conclusão quanto à necessidade de se aguardar os desdobramentos da decisão judicial, que serão colhidos amanhã, dia 13, pelos advogados das Entidades representativas, a fim de que o Comando possa encaminhar orientação para apreciação e deliberação das assembléias nas unidades em greve. Na reunião de amanhã do Comando Nacional de Greve será informado o indicativo para as assembléias deliberativas.

As atividades realizadas hoje em Brasília e nos estados poderão ser encontradas no Blog da nossa greve <http://grevegeralambiental.wordpress.com>.

Lembramos que foi aprovada pelo Comando Nacional de Greve a proposta de elaboração de dossiê contendo as condições estruturais das Unidades descentralizadas do Ibama e do Instituto Chico Mendes. Os servidores deverão construir o documento o mais breve possível. No caso do Ibama os estados deverão entregar o dossiê para o Comando Nacional e no caso do Instituto Chico Mendes nas NGIs e/ou CRs. Toda a cópia da documentação deverá enviada para as Entidades Nacionais e estaduais/locais.

Finalmente, o Comando Nacional de Greve orienta aos Comandos Estaduais/Locais:

1) que os servidores intensifiquem o convencimento dos colegas em incorporar-se à luta, face à decisão vitoriosa obtida no STJ;

2) que seja informado ao  Comando Nacional a posição diária do movimento e que os estados em greve continuem a encaminhar seus representantes para compor o Comando Nacional, o mais breve possível.

3) que os Comandos Estaduais/Locais, juntamente com os servidores em greve, intensifiquem os contatos com os parlamentares, com vistas a solicitar ao Presidente Lula que sejam reabertas as negociações visando o atendimento das reivindicações da categoria.

Cronograma de atividades: dia 13/05 (quinta-feira): concentração nos portões dos Órgãos para repasse de informes e discussões sobre as decisões do STJ.

Por fim, o Comando Nacional de Greve recomenda aos Comandos Locais/Estaduais que aguardem a orientação deste Comando sobre os rumos do movimento.

PELA UNIDADE, PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO!

PELA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DE ESPECIALISTA EM MEIO AMBIENTE!

COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO IBAMA, INSTITUTO CHICO MENDES, SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO E MMA

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

STJ pode caçar hoje direito de greve AGU tenta disfarçar derrota no STJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter GREVE VERDE

Fotos da GREVE VERDE

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 6 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: