Greve verde completa um mês sem previsão de acabar

06/05/2010 at 23:36 Deixe um comentário

Hoje (06/05)  fez um mês que os servidores da área   ambiental entraram em greve em todo o País. A paralisação já atinge 24 estados e o Distrito Federal. O movimento levou o Governo a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, que decretou liminarmente a ilegalidade da greve. A medida do tribunal foi adotada  com o processo ainda em negociação e,  até mesmo , antes de ser oficializada  uma proposta do Ministério do Planejamento não encerrou o movimento paredista.

Apresentada como  informal  na segunda semana de greve,  a sugestão do MP   só foi  oficializada  duas semanas depois, por meio de mensagem eletrônica, subscrita pelo Ministério do Meio Ambiente. Os servidores haviam recusado a proposta e apresentado uma contraproposta há pouco mais de des dias da greve. Na ocasião, o negociador do MP se recusou a discutir os termos do domento.

A paralisação dos servidores  segue, por tempo indeterminado,   afetando  a fiscalização, o licenciamento, as operações   e a gestão das áreas de conservação em  pelo menos 52 parques nacionais.  Novas manifestações estão previstas para o final de semana, segunda, terça e quarta-feira, quando o STJ analisa o recurso contra a ilegalidade da greve. Duas outras, das cinco greves em curso no Serviço Público, já tiveram a sua  legalidade reconhecidas.

Depois de informar que não discute salário,  o Governo vem  apostando todas as fichas na desmobilização da categoria da área ambiental.  Porém,  manifestações  no STJ e no Ministério do Meio  Ambiente,  realizadas hoje,  demonstraram  que os grevistas  estão preparados  para lutar pelas reivindicações o tempo que for necessário, que incluem, além de melhorias salariais,  condições  dignas de trabalho, fortalecimento da legislação ambiental e reestruturação da carreira.

Está é a avaliação unânime do Comando Nacional de Greve, reunido hoje no Ibama.  A liderança entende que a  mobilização é crescente em todo o País.  Em quatro estados,  até mesmo os detentores de cargos de confiança devem abdicar de suas funções.  A  intransigência do Governo  está alimentando a  greve dos servidores do ICMBio, Ibama, MMA e SFB, inviabilizando boa parte das atividades em vários  setores,  segundo levantamento dos grevistas..

O principal desafio do movimento, de acordo com  a maioria dos membros do Comando de Greve, é  demonstrar que o  Planejamento está manipulando informações  na intenção clara de passar a imagem de que a greve não  ao faz sentido.  Argumentam que a categoria, por ter acordo até julho, não pode reivindicar nada, nem mesmo para o ano que vem, como quer o movimento.  Segundo os líderes da greve, o Governo esconde que na lei aprovada pelo Congresso em 2007 está prevista a renegociação do acordo, que v em sendo protelado pelo Ministério do Planejamento desde 2008. Portanto, argumentam que o rompimento do que foi acordado é responsabilidade do Ministério do Planejamento.

Cerca   90 servidores se manifestaram ontem em frente ao STJ. No CCBB, sede provisória do Governo, foi mantida a virgília e os servidores realizaram manifestações para  sensibilizar o Presidente.  Hoje o movimento prossegue com piquetes nos locais de trabalho e no final de semana nos parques nacionais.

No MMA, uma comissão composta por 50 servidores protocolou documento protestando contra o acordo feito á revelia entre o ministéri o do Meio Ambiente  e o ministro Paulo Bernardo,  do Planejamento.  Como Izabella Teixeira se encontrava em viagem, entregaram cópia da carta ao chefe de gabinete temporário, Ivo Bucharevsky.  Segundo alguns dos manifestantes, o ex-sindicalista do PT  recebeu o grupo de forma desrespeitosa.  Eles entregaram também , ao chefe de gabinete da ministra, cópia da Constituição, com a recomendação de ler o artigo  9º. Os gritos de Ivo não intimidaram os manifestantes.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Parlamentares alertam MPOG sobre conseqüências políticas da greve Servidores seguem mobilizados na greve ambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter GREVE VERDE

Fotos da GREVE VERDE

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 6 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: