Força da greve faz cúpula do Governo romper silêncio

29/04/2010 at 22:06 2 comentários

Demorou, mas hoje a cúpula do Governo  rompeu 23 dias de silêncio, no que foi comemorado pelos trabalhadores como o reconhecimento da força que a greve geral na área ambiental vem ganhando. Uma maratona de ações orquestradas pelo Comando de Greve levou,  em um único dia,  tanto o presidente Lula, quanto a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira a tomarem posição, demonstrando o nível de preocupação a que chegaram  com os rumos que o movimento vem tomando.

Lula passou a impressão de estar totalmente desinformado sobre o movimento paredista, que paralisa mais de 6 mil servidores em 26 estados e no Distrito Federal. Izabela, por sua vez, em pronunciamento aos conselheiros do Conama, defendeu a luta dos servidores por um plano de carreira compatível com a importância da área ambiental. Porém,  deixou claro que o  Governo tem posição fechada em não admitir conversar sobre salário.

Desta vez, os trabalhadores atuaram em quatro frentes. Foram ao Congresso, fincaram pé em frente ao CCBB, agitaram a reunião do Conama e romperam o cerco  na Embrapa. O resultado foi conseguir fazer (literalmente) chegar aos ouvidos  de Lula as verdadeiras razões pelas quais o próprio Governo os levou à greve. Um representante do movimento conversou por alguns instantes com o Presidente que argumentou: “Vocês não têm um acordo vigorando até julho”. Essa afirmativa foi intepretada como desconhecimento da cláusula do acordo que assegura a retomada das negociações, que se arrastam, sem que o Ministério do Planejamento sinalize com qualquer possibilidade de avanço.

Já a ministra do Meio Ambiente, falou em estresse dos dois lados e pediu aos trabalhadores que mantenham abertas as negociações. Ela entende que há avanços para que se possa chegar a um plano de carreira que atenda à categoria até o final do mandato atual do Executivo. Salientou que se esforça, pessoalmente, para que seja acordada uma saída que garanta a volta ao trabalho, assegurando o que considera avanços para a criação da carreira. Porém,  prega o retorno ao estágio, já superado, de formação de  Grupo de Trabalho Interministerial para discutir a carreira.

O problema, segundo as lideranças do movimento, é que  o ex-ministro Carlos Minc já enviou ao MPOG uma mensagem ministerial, desconsiderada na mesa de negociações pelos representantes do Governo. Enquanto isso,  o secretário de Recursos Humanos daquela pasta  apenas finge estar negociando, mantém os canais abertos, mas não admite  que se avance rumo a uma solução para a volta ao trabalho. Além disso, ele vem demonstrando total desrespeito à liderança do movimento. Virou rotina marcar reuniões na terça. Na 10° e infrutífera rodada realizada ontem, por exemplo, combinou uma conversa à 9:00, que só começou às 11:00 e foi encerrada à 1 hora da manhã, sem absolutamente nenhuma proposta concreta.

Os servidores continuam em virgília em seus locais de trabalho e se reúnem hoje para discutir uma pauta de ações para a próxima semana. Estudam a possibilidade de entrar com liminares contra o corte do ponto no judiciário, em todos os estados em greve. A decisão já está tomada pelo Comando de Greve e poderá, ou não, ser discutida em assembléia.  O entendimento, por ora, é de que é desnecessária uma nova reunião geral, pois  há um amadurecimento da idéia de ajuizar a questão, reforçada pela decisão do Governo de pedir a ilegalidade da greve.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

A máscara do Planejamento está caindo Próxima semana será intensa para o movimento grevista ambiental

2 Comentários Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter GREVE VERDE

Fotos da GREVE VERDE

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 6 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: