A máscara do Planejamento está caindo

28/04/2010 at 19:58 1 comentário

Servidores em greve tem presença massiva na sede da Presidência da República

“A posição do MPOG não é a posição da Presidência ou do presidente Lula”, afirmaram assessores da Presidência da República esta manhã (28/04), em reunião com representantes dos servidores federais da área ambiental na sede provisória do governo federal em Brasília. Os servidores federais ambientais, em greve há 22 dias, fizeram mais uma grande carreata, que cruzou as principais avenidas da cidade e terminou no CCBB, reunindo mais de 200 servidores munidos de buzinas, apitos e muitas bandeiras.

Os assessores da Presidência, os mesmos que receberam os servidores ambientais na manifestação da semana passada em frente ao CCBB, ouviram dos representantes do movimento paredista ambiental que a única proposição cumprida pelo diretor da SRH do Planejamento, Duvanier Ferreira, foi o corte de ponto. Os servidores também indagaram sobre a postura do chefe da Secretaria de Recursos Humanos do MPOG de não levar adiante a negociação com o argumento de que ele defende a “posição do governo”. Os assessores afirmaram que a Presidência da República não reconhece o posicionamento do MPOG como uma posição de governo.

Mesmo com outras preocupações como o aumento da folha de pagamento para empregadas domésticas e aposentados, os representantes do governo acenaram, durante a reunião com os servidores ambientais no CCBB, que é correta a postura de levar o embate para a Presidência da República, responsável por mediar as conversas entre ministérios e determinar a posição do governo. Os assessores do presidente Lula arriscaram ainda afirmar que a proposta de equiparação à carreira de analista de infra-estrutura é adequada à realidade atual. Eles reiteraram que não há sinalização alguma sobre a impossibilidade de alteração na tabela salarial e outras modificações na carreira de especialista em meio ambiente.

Numa postura proativa, os assessores da Presidência se comprometeram a participar de reunião marcada para hoje (28) às 21h entre MPOG e o Comando de Greve. A reunião é uma iniciativa do MPOG, sinalizada na última segunda-feira (26) pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado. Na ocasião, o representante da alta cúpula do MMA, em nome da ministra Izabella Teixeira, afirmou que o “diálogo continua”. A reunião foi chamada depois que os servidores federais ambientais endureceram a greve e resistiram inclusive ao corte de ponto determinado pelo MPOG, que tentou com isso enfraquecer o movimento. Na reunião do último dia 20, entre MPOG e representantes da greve ambiental, os servidores abandonaram a mesa de negociação diante da recusa do Planejamento em sequer receber a proposta dos servidores em greve.

Dia da Caatinga no Congresso Nacional

Em comemoração ao Dia da Caatinga, comemorado hoje (28/04), alguns servidores federais ambientais participaram de um café da manhã com a Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional. Os servidores em greve receberam apoio dos deputados e também das ONGs ambientalistas, que protestaram sobre o que chamam de “Política ambiental no Brasil à beira do abismo”, documento assinado por 16 organizações não-governamentais. No documento, a sociedade civil organizada manifesta sua forte preocupação com a atual conjuntura da política ambiental brasileira, agravada ainda mais com a situação atual por que passam os servidores públicos federais ambientais do MMA, IBAMA, Instituto Chico Mendes e SFB, “cujas reivindicações merecem nosso total apoio.”

Agenda do dia 29/04

8:00h: Vigília no CCBB

8:00h: Concentração nos órgãos (Bloco B da Esplanada e bloco B da 505 Norte)

9:00h : Ato na 55ª Reunião do Conama (Agência Nacional de Águas – ANA, Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos “B”, “L” e “M”)

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Manifestação no Congresso garante apoio político Força da greve faz cúpula do Governo romper silêncio

1 Comentário Add your own

  • 1. Raoni  |  29/04/2010 às 08:57

    Parece que estão isolando a posição do Duvanier. Se isto se confirmar, será o maior avanço desde o início da greve. Valeu à pena resistir às investidas do MPG.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter GREVE VERDE

Fotos da GREVE VERDE

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 6 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: